Filtro de luz azul: 5 curiosidades sobre a tecnologia que protege a visão
O filtro de luz azul tornou-se uma tecnologia importantíssima para a saúde dos olhos nos dias de hoje, ainda mais em meio a pandemia do novo coronavírus.
Segundo a pesquisa realizada pela HootSuite em parceria com a We Are Social, em 2019, o Brasil está em segundo lugar no ranking mundial de países que passam mais tempo conectados à internet, com uma média de 9 horas 29 minutos por dia. O primeiro lugar é ocupado pela Filipinas, online mais de dez horas por dia
Esse tempo todo na internet significa, por ano, 145 dias de exposição direta à luz azul-violeta, presente em aparelhos eletrônicos, como televisores, tablets, notebooks e smartphones.
Filtro de luz azul protege os olhos de alguns malefícios
Tanto tempo diante da luz azul-violeta pode comprometer à visão. Segundo Marta Ricelly CEO da Nossa Visão, são graves os efeitos na saúde ocular. “Estudos da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, publicados na revista Nature, constataram que o efeito acumulativo da luz azul-violeta ao longo dos anos pode gerar danos às células fotorreceptoras da retina, aumentando o risco de degeneração macular, e, no extremo, pode levar à cegueira”, afirma.
Outros danos que podem ocorrer é desregular o sono e causar dores de cabeça constantes.
Até para quem não precisa de óculos pode usar modelos com filtro de luz azul
Óculos com filtro para o dia e para a noite
Na hora de escolher os óculos
Hoje, além de optar por uma armação que seja confortável e combine com o tipo de rosto (link para a matéria sobre o assunto) e a personalidade do usuário, dar preferência por modelos com o filtro de luz azul é uma escolha importante. “Muitas pessoas investem apenas no status e no estilo das armações, se esquecendo da funcionalidade, qualidade e proteção das lentes que vão compor os óculos. Mas é preciso considerar que os principais fornecedores de lentes no mundo disponibilizam uma infinidade de tecnologias, materiais e tratamentos para trazer melhor visão e, consequentemente, qualidade de vida aos usuários”.
Comentários
Postar um comentário